entrevista com uma coordenadora
X, coordenadora do ensino médio do Colégio X.
Tive a oportunidade de entrevistar a coordenadora do X, que trabalha como coordenadora a mais de 20 anos no mesmo colégio.
Ela iniciou sua carreira trabalhando com recursos humanos por 5 anos, fez psicologia na UNG, tem especialização em orientação pedagógica, psicopedagogia e recursos humanos.
Ela é a coordenadora do ensino médio, tem mais de 300 alunos e mais de 30 professores em sua responsabilidade. É uma pessoa firme, disciplinada, educada, coerente e paciente.
É ela que explica para os alunos os caminhos para os vestibulares, cursinhos e tira dúvidas sobre faculdades públicas e privadas. Ela também os encaminham para olimpíada cientifica, cursos extra curriculares, testes vocacionais, feira de estudante, palestras, concursos como o concurso de redação e de poesia.
Como ela estava com o tempo escasso fiz apenas três perguntas:
Qual a maior dificuldade que uma coordenadora encontra quando se trata de ensino médio?
A grande questão é saber lidar com a apatia com relação aos estudos, falta de interesse e disciplina para estudar e passar em um bom vestibular. A tecnologia hoje atrapalha muito também, a falta de ética tecnológica. Falta de foco dos adolescentes nos estudos e falta de organização.
Quanto aos professores, a falta de preparo para saber lidar com essa nova geração, eles estão mais desmotivados tanto professores da rede particular quanto da rede pública a carreira de professores infelizmente está enfrentando um grande desprestigio.
Por que escolheu ser educadora/coordenadora?
Tudo aconteceu por acaso, trabalhei durante 5 anos em recursos humanos na parte de processo seletivo quando recebi a proposta de trabalhar como orientadora pedagógica no X gosto de três áreas (educação, mercado de trabalho, e escolha profissional) e acho que esses três itens citado tem tudo a ver com ensino médio. Hoje trabalho a mais de 20 anos na área e não me vejo fazendo mais nada. Eu sou a ponte