pesquisa de campo
O presente relatório tem como intuito relatar um pouco sobre gestão e as varias formas que ela se apresenta mediante os gestores escolares, dando-nos a oportunidade de observarmos os currículos ocultos, com auxilio dos estudos da disciplina de Gestão Educacional I.
Essa entrevista foi realizada na Escola Eponina Marques Ferreira, no dia 06 de Novembro de 2014, o entrevistado foi a Sr. Coordenadora Renilda de Jesus Canela de 41 anos.
A entrevista foi bastante valida, pois pudemos aprender e descobrir a realidade da Gestão daquela Escola, fomos recepcionados com muita atenção e disponibilidade para responder as nossas perguntas.
Ao iniciar os questionamentos sentimos firmeza e clareza nas respostas, sem deixar duvidas.
A coordenadora foi convocada pela Gestão Atual para exercer esse cargo por conta das suas especialidades e competências, ela atua nessa área a 2 anos, mas também já atuou na sala de aula por muitos anos com formação acadêmica.
A equipe gestora da Escola é composta por diretora, vice-diretora e coordenadora, as decisões são tomadas coletivamente, onde cada um dos profissionais exercem suas atividades de forma participativa para adquirirem bons resultados escolares.
Algo que nos surpreende é que nas Escolas sempre deveria ter o PPP, mas sempre que é questionado é dito que precisa ser revisado, uma questão que já deveria ter resolvido, pois é com ele que os gestores tem como auxilio para enfrentar os desafios do cotidiano escolar.
Outra questão que deveria ser revisado nessa escola é o conselho de escola, é através desse conselho a esquipe e os alunos poderiam escolher quem deveria administrar a escola, porém este conselho ainda não acontece na Escola Eponina.
Os recursos do PODE nesta escola segundo a coordenadora é utilizado na compra de materiais didáticos e matérias permanente.
Como toda instituição de ensino necessita de uma estrutura organizacional, a Eponina não é diferente, ela está composta por alunos, professoras,