Teatro família
Apresentamos uma família comum com mãe, pai, filhos, tios e avós...todos morando em uma casa simples.
A família com seus mais diversos membros deveria ser baseada em amor, atenção, confiança, paz, colaboração, compreensão, união, carinho e muito diálogo, num exercício diário de convivência.
Infelizmente, nem sempre é assim, ainda mais nos dias atuais, onde muita coisa pode interferir na união e estabilidade da família. As pessoas se afastam umas das outras, surgindo conflitos e agressões.
CENA I – NARRADOR
Vocês se lembram dos seus tempos de criança...
(MÃE I – aparece vestida formalmente, fazendo uma atividade doméstica como tricô ou cozinhando)
Quando os pais iam ao trabalho, as mães geralmente ficavam em casa cuidando dos afazeres domésticos, da educação dos filhos, e organizando a vida do marido.
Atualmente esse cenário é um pouco diferente não é?
(MÃE II – aparece vestida moderna, no celular falando do trabalho, com a vassoura na mão, pegando coisas, e vai aparecendo pessoas colando “braços” de papel nas suas costas)
(nas falas em vermelho, uma criança seria a narradora, como se estivesse entrando na conversa) A mulher, a mãe, está em vários espaços, e o ambiente doméstico tornou-se ampliado. A mulher começa o seu dia cedo, cuida dos filhos, leva à escola, vai ao trabalho, preocupa-se com o filho, vai às compras, leva o filho ao médico, cuida da casa, ajuda os filhos nos deveres, faz o jantar, coloca o filho pra dormir e quando dá tempo, se cuida um pouco. Ou seja, ela está o tempo todo cuidando e pensando em outros, na maior parte do tempo nos filhos...
Vamos ver como é?
CENA II
FILHO I (adolescente) – Ô mãe, onde está o meu sapato? Onde está o meu sapato? Onde está o meu sapato?
MÃE – Está embaixo da cama.
FILHO 2 (menor) – Mãaaaaaanheeeee! Tô com fome!
MÃE – Você acabou de devorar um