A origem do teatro
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro grego também contava com cenários e troca de figurinos e máscaras. Esta manifestação refletiu fortemente no nosso teatro contemporâneo;O primeiro homem a ser considerado um verdadeiro ator foi Téspis, que fingiu ser o próprio deus Dionísio durante uma das festas gregas. Ele é, até hoje, conhecido como o primeiro ator do teatro ocidental. Com o tempo, os gregos passaram a construir prédios teatrais ao ar livre, com arquibancadas para o público, espaço para orquestra e palco. Todas as pessoas eram bem-vindas para assistir as cenas de tragédia, comédias e sátiras gregas. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.Depois da atividade teatral jesuítica, o Brasil ficou muitos anos sem desenvolver a arte dramática. O teatro só ganhou força no país depois de 1808, ano em que a família real mudou-se para o Rio de Janeiro. Entretando, a manifestação teatral só se consolidou no Brasil depois da Independência, em 1822. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o