Teatro Anjo Negro
Narradora-(se apresentando para a platéia com as cortinas fechadas atrás).Bom dia essa é a historia do Anjo negro.
(Abrem-se as cortinas e a narradora vai para o canto e começa a narrar ,enquanto o palco esta dividido em duas partes, o quarto,e a sala).
(enquanto a narradora fala as cenas são feitas no palco pelos atores, sem falas, apenas com gestos).
Narradora - Na sala da casa de Ismael e Virgínia, vela-se a morte prematura do terceiro filho do casal,onde os outros dois filhos morreram prematuramente também . Chega o irmão de criação de Ismael, chamado Elias, que é um homem branco muito bonito e cego. Ele deseja ver a criança, mas é impedido por Ismael. Então, Elias mente dizendo que veio trazer um recado de sua mãe, falando que Ismael havia sido amaldiçoado por ser um filho ruim, então seus filhos também seriam ruins.
Após isso, Ismael e Virgínia discutem dentro do quarto. Ela está trancada no quarto e impedida de ver o filho morto. Ismael diz querer vela grávida novamente, mas ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Ismael a tranca no quarto novamente.
Virgínia está chorando no quarto enquanto na sala algumas senhoras ainda comentam que ela não foi ver o filho morto. Quando o corpo é levado para ser enterrado, uma empregada vai ao quarto e Virgínia implora para que a deixe sair. Durante a conversa, a empregada acaba revelando que Elias se encontra na casa. Virgínia oferece dinheiro à empregada e consegue sair do quarto. Elias e Virgínia se encontram e conversam longamente, revelando-se a história de Elias.
Elias conta que Ismael odeia ser negro e que odeia sua mãe, pois ela é negra. Além disso, por conta de seu ódio e inveja, Ismael cegou Elias propositadamente.
Virgínia conta como se casou com Ismael. Por ter ficado órfã, Virgínia foi morar com sua tia e primas. Quando tinha 15 anos, o noivo da prima caçula a assedia. A prima vê o ocorrido e se enforca. Quando a tia fica sabendo o que aconteceu, ela trama sua vingança contra