9999
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
BACHARELADO EM TEATRO
PRÁTICA PEDAGÓCICA APLICADA AO TEATRO
ANDERSON CAETANO
FLORA VIEIRA CHAGAS
AFRODESCENDENCIA
OS DIVERSOS AFRICANOS NO BRASIL &
ANJO NEGRO(E O DEDO NA FERIDA)
CURITIBA
2014
ANDERSON CAETANO
FLORA VIEIRA CHAGAS
AFRODESCENDENCIA
OS DIVERSOS AFRICANOS NO BRASIL &
ANJO NEGRO(E O DEDO NA FERIDA)
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA AO TEATRO, VISANDO A OBTENÇÃO DE MÉDIA PARCIAL REFERENTE AO 1º BIMESTRE DO 4º PERÍODO DO CURSO.
ORIENTADORA: Prof Me. Claudia de Fatima de Souza
CURITIBA
2014
OS DIVERSOS AFRICANOS NO BRASIL
Os primeiros negros a chegarem ao Brasil provavelmente vieram das ilhas de Açores e De São Tomé, segundo o livro “O Negro no Brasil de Hoje”, de Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. Sendo que o atual povo brasileiro é formado pela miscigenação das seguintes etnias: indígena, europeia, africana, árabe, judia e asiática.
A gama de negros trazida para o Brasil durante o período de escravidão (1530 – 1888) foi bastante diversificada, longe de constituir uma massa uniforme, eles vieram das regiões mais diversas da África como Senegal, Mali, Níger, Nigéria, Gana, Togo, Benin, Costa do Marfim, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe (...). Foram trazidos de forma inumana pelos históricos navios negreiros.
Os africanos contribuíram em três aspectos fundamentais para a construção da identidade nacional do Brasil:
1. Econômico:“mão de obra escrava”
2. Demográfico: “povoamento”
3. Cultural: “além de outras contribuições, as danças: samba, maracatu, coco, capoeira, lundu (...)”
“Os africanos não ficam à vontade quando se toca neste assunto (a escravidão), porque se sentem acusados de corresponsáveis pelo tráfico de seus próprios povos: por terem, através de alguns de seus dirigentes tradicionais, participado do tráfico. Os brancos,