Te-arte
A organização do espaço na Te – Arte tem um objetivo especial, que é o de transformar o conhecimento da criança, que pode parecer insosso, numa grande “aventura”, a estratégia é deixar as crianças aprenderem em liberdade. A imagem é de um quintal normal, de tempos atrás quando existia maior espaço para brincadeiras tradicionais, o que não é comum hoje em dia, principalmente nos grandes centros.
O Quintal Mágico dá a nós professores possibilidades de deixar os alunos criar, pesquisar, mostrar esse espaço como um instrumento de criação de idéias, e isso levam a educação, quando a criança aprende com suas próprias experiências esse aprendizado torna-se mais consistente, onde a criança pode se expressar livremente, onde é respeitado seu tempo, seu jeito, seus limites, ao mesmo tempo em que são estimulados o bom convívio e a interação social. A Te – Arte acredita que a educação infantil deve ser vivida de maneira plena, intensa, livre. Essa sua concepção de educação infantil valoriza a infância como momento único, que deve ser vivido como tal.
A liberdade que se dá para a criança não é simplesmente deixá-la solta e esperar o tempo passar. Pelo contrário, a Te e todos os profissionais tem embasamento teórico e objetivo quando estão em contato com as crianças, sem esquecer-se do afeto e cuidado, essenciais nessa fase. A Te sempre afirma que o brincar é o trabalho da criança. É brincando que a criança aprende e se desenvolve. Não adianta "forçar a barra" e querer que a criança fique presa a uma cadeira, em uma sala fechada, fazendo exercícios de coordenação motora fina, ou pintando desenhos prontos, quando o que ela quer e precisa é brincar, de preferência em um grande quintal. O melhor a fazer, nessa fase, é respeitar a criança e seu momento e deixá-la brincar de todas as maneiras: correr, pisar na terra, fazer bolinhos de