Desenho arquitetonico
Desenho Arquitetônico
Brasília: Maio de 2011.
Introdução: A presente pesquisa tem por objetivo, conhecer mais sobre as normas e maneiras de realizar um desenho arquitetônico. Através de uma abordagem rápida a intenção é entender melhor como funciona e como é feito um projeto de arquitetura e elaboração das bases do projeto e, ainda, quais os materiais e normas que devem ser obedecidas na criação de um projeto de arquitetura.
Noções de Desenho Arquitetônico
O desenho arquitetônico é uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Uma conceituação de desenho arquitetônico “todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico”. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto).
Desenho arquitetônico
O desenho arquitetônico é, em um sentido estrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Desta forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual,