Adm x economia
Comecemos por defini-las:
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz.
Simplificando, a administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade (ou o melhor conjunto) dos recursos disponíveis. Pode-se dizer que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. Outra definição conhecida de economia é “a ciência da escassez”, ou seja, é a ciência que busca entender o que as pessoas fazem, como elas se organizam, na falta de recursos. Tempo também é uma restrição econômica (orçamentária), é um recurso escasso!
Aqui vai a minha simplificação: O administrador estuda para ser um bom jogador; o economista, para ser um bom árbrito e criador de regras. Mas quão separadas são as coisas? Pensem em futebol. Um jogador de elite que não conhece as regras? Um árbitro, sentado em mesa criando as melhores regras, que nunca jogou futebol? Quão bom podem ser esses profissionais?
Qual o objetivo da administração? É um dos objetivos principais a busca pela maximização do lucro das empresas através da busca da produtividade. Aqui já temos a primeira definição