Pensamento estratégico - caso natura
A Natura é uma empresa de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal de origem brasileira, presente em sete países da América Latina e na França. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Em seu site, a Natura disponibiliza informações sobre a empresa, como visão, razão de ser, valores, entre outras. Conforme publicação, a empresa define estes pontos como:
Visão: a natura será um dos líderes em seu mercado, diferenciando-se pela qualidade das relações que estabelece, por suas crenças e valores expressos de forma radical através de produtos, serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma, com a natureza e com todos que a cercam.
Razão de ser: é promover o bem estar bem que é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo próprio, com seu corpo.estar bem que é a relação empática, bem sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com seu mundo. bem estar bem é a dinâmica decorrente da interação destas relações.
Valores: Humanismo- cultivo das relações; Criatividade – ousar inovar; Equilíbrio –harmonia inderpendência, Transparência.
2. Perfil de produtos e serviços: posicionamento de marca
Para a Natura “Marca é cultura. É nosso nome. Nossa imagem. Acima de tudo, nosso jeito de ser. É um jeito de ver o mundo e agir sobre ele. é como contribuímos para a sociedade e marcamos nossa presença. É a nossa Visão de Mundo que nos leva a ação de uma forma que nos identifica. e nos diferencia.”
Através deste posicionamento de marca, a empresa atribui seu sucesso através de alguns fatores, como: liderança no mercado brasileiro; Ser reconhecido nos outros países da América Latina; Crescimento e inovação no seu modelo comercial; eficiência operacional; Foco na inovação de produtos e serviços, entre outros.
O perfil dos produtos e