Desenho arquitetônico
CAMPUS CENTRAL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
DESENHO ARQUITETÔNICO
Noções de leitura e interpretação
NATAL
2009
INTRODUÇÃO
A palavra projeto significa intento, desígnio, empreendimento, plano geral de edificação.
Na construção civil, para alcançar o objetivo, que é a edificação em pleno estado de uso e funcionalidade, se faz a utilização de vários tipos de projetos:
• Projeto Arquitetônico;
• Projetos Complementares:
– Hidráulico;
– Estrutural;
– Elétrico;
– Prevenção Contra Incêndios;
– Projeto Topográfico.
Além dos projetos citados, é de grande importância outros elementos utilizados para complementação destes projetos como o memorial descritivo, o orçamento, um cronograma fiscal/financeiro, um caderno de encargos e o diário da obra, por exemplo.
Estes conjuntos de elementos citados, juntamente com o projeto de produção, que também se utiliza destes elementos, formam o projeto da edificação.
Abordaremos, neste trabalho, a leitura e interpretação do Projeto Arquitetônico, o ponto de partida para qualquer projeto de edificação. Passaremos a identificar com maior prontidão os meios de representação (tipos de plantas, cortes, linhas, cotas, etc.), conheceremos as etapas do estudo preliminar (avaliação do terreno, orientação, etc.), o anteprojeto (etapas do desenho) e por fim, o projeto definitivo juntamente com as normas específicas que regem o desenho do Projeto Arquitetônico em estudo.
O DESENHO ARQUITETÔNICO
A Construção de uma obra idealizada pelo arquiteto ou engenheiro deverá atender às solicitações das especialidades em que o profissional atuar e responder às necessidades do solicitante do projeto, isto é, do cliente.