TDAH
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NIVEL MÉDIO
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ALUNA: VANESSA RANGEL DE OLIVEIRA
ITALVA, 2014
1 - Resumo
O presente artigo tem como objetivo conhecer as principais dificuldades apresentadas no dia a dia pelos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) principalmente no contexto escolar, ao longo de toda sua infância e adolescência. Apontando sintomas dos mais comuns até os menos conhecidos, e as possíveis consequências para sua vida e mostrando o que o professor pode fazer em sala de aula para impedir que o TDAH seja empecilho na vida estudantil do aluno.
2 - Definição
O TDAH é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação /hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. Pessoas com TDAH - Déficit de Atenção tem dificuldade em manter a concentração, costumam ser agitadas e tem problemas para fazer as coisas até o final. Encontrar estes sintomas em crianças e adultos é comum. Porém, quando se trata do transtorno, as queixas são mais frequentes e os sintomas muito mais intensos. O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH.
Normalmente, em atividades como estudo, leitura ou outras que exijam concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação, justamente para dar conta das exigências. Nos casos típicos de TDAH, a característica psicofisiológica mais comum é a hipofunção / hipoativação do córtex pré-frontal, na qual uma quantidade significativa de neurônios pulsam mais devagar que o esperado, especialmente quando as circunstâncias exigem maior esforço mental e, portanto, maior ativação.