semiologia do aparelho respiratorio
Aparelho respiratório= função: basicamente promove a troca gasosa. É responsável pela extração do oxigênio do ambiente e do transporte deste para os pulmões, além d troca pelo dióxido de carbono nos alvéolos, assim como a devolução do dióxido de carbono para o ambiente. Esse sistema compreende as vias aéreas superiores e inferiores. vias aéreas superiores= nariz, boca, faringe e laringe funções básicas são a condução do ar para as vias aéreas inferiores., a proteção dessas vias aéreas são contra corpos estranhos e o aquecimento , a filtração e a umidificação do ar inspirado. as vias aéreas inferiores= traquéia , brônquios direito e esquerdo, brônquios segmentares, brônquios subsegmentares, bronquíolos terminais e alvéolos. Os alvéolos são irrigados por capilares pré pulmonares, com fluxo sanguíneo procedente do ventrículo direito. A função principal dos alvéolos é promover as trocas gasosas.
Sinais e sintomas: a avaliação é realizada através da anamnese do paciente, do exame físico entrevista.
Algumas questões são fundamentais para avaliar os sintomas respiratórios como: quando e em que situações os sintomas ocorrem com maior freqüência? O aparecimento é gradual ou súbito? Há quanto tempo os sintomas ocorrem ? o que os alivia?
Queixas respiratórias principais: dispnéia, tosse , a expectoração, a hemoptise e a dor torácica.
IMPORTANTE:
A história clínica anterior ou pregressa e a historia familiar é muito importante para se fazer uma avaliação.
A história profissional e o estilo de vida podem levar a problemas agudos ou Afetar a capacidade de adaptação do paciente em relação a problemas crônicos como a DPOC.
EXAME FISICO
Inspeção , palpação ,percussão e ausculta.
Inspeção – estática e dinâmica
Palpação- avaliação da traquéia e da parede torácica
Percussão-ajuda a determinar se os tecidos estão cheios de ar líquidos ou se são sólidos.
Ausculta -é a técnica mais de exame mais importante para