TDAH
Com base num referencial teórico que buscou a construção de conhecimentos mínimos e/ou básicos sobre o TDAH, foi realizado uma pesquisa com os professores da instituição buscando investigar: O que entende-se por TDAH? Como é possível identificar quando a criança é hiperativa ou indisciplinada? A criança que possui TDAH atrapalha os demais alunos? Como é abordado esse assunto na escola?
Os resultados da pesquisa, que foi realizada nos primeiros dias de estágio, mostraram que os professores se encontram despreparados para tratar das questões da hiperatividade e indisciplina. Visto que, as concepções desses profissionais não ultrapassam a barreira do senso comum. E sabe-se que um fator crucial para o sucesso do aluno hiperativo na escola é o professor, e a capacidade que este professor tem para controlar a classe com eficiência.
Foi aberto um pequeno debate para discutir sobre alunos indisciplinados, as causas da indisciplina e como deve-se agir diante dessa situação. Os professores usaram esse momento para "desabafar". Relataram o quanto é difícil conseguir que as crianças se comportem, o quanto eles se desgastam tentando dialogar com esses alunos; chegam ao seu limite e não conseguem reverter a situação de uma maneira mais simples e rápida. Sentem-se culpados muitas das vezes, por estarem sobrecarregados de trabalho e não terem a paciência que é preciso para lidar com seus alunos. Em seguida, foi apresentado alguns conceitos de indisciplina com o objetivo de identificar o que é a indisciplina em sala de aula, assim como também identificar as suas causas e como se manifesta.
Segundo Oliveira (1996), os atos de indisciplina na escola estão relacionados às atitudes dos alunos; e "o controle da