16722929

4046 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
ESCOLA DE ENGENHARIA

MATERIAL TEÓRICO DE QUÍMICA GERAL ZERO
Professores: Msc. Alessandro Henrique de Oliveira
Msc. Ana Maria B. Marmo

TÓPICO I: FUNÇÕES QUÍMICAS

1.1. INTRODUÇÃO

Ácidos, bases e sais são substâncias familiares a todos nós e podem ser encontradas ao nosso redor, em nossas casas e até em nosso organismo.
O ácido clorídrico é um constituinte do nosso suco gástrico; a amônia e o hidróxido de sódio são componentes de vários produtos de limpeza; o cloreto de sódio é o principal componente do sal de cozinha.
A caracterização dessas substâncias foi feita inicialmente a partir do sabor: ácidos são azedos, bases são adstringentes e sais são salgados.
Porém as primeiras definições importantes apareceram em fins do século XIX e foram feitas por Suant August Arrhenius (1825-1923).
Arrhenius realizou vários experimentos relacionados à passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas de compostos iônicos e moleculares.
Inicialmente testou a condutividade do cloreto de sódio (NaCl) e de soda cáustica (NaOH).
Constatou que a passagem de corrente nas soluções aquosas desses compostos estava associada à existência de íons livres nas soluções. Esses íons livres são provenientes da dissociação (ou separação) dos íons agregados no retículo cristalino das substâncias. Esse fenômeno é denominado dissociação iônica.

1
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
ESCOLA DE ENGENHARIA
Observe:
Na+Cl-(s)

H2O

NaOH(s)

Na+ +

H2 O

Cl-

Na+ +

OH-

Ao testar a condutividade de substâncias moleculares, como o açucar (C12H22O11), percebeu que a solução de açucar não conduz corrente elétrica, portanto Arrhenius concluiu que não existem íons e sim, que o açucar só se dissolveu na água.
Todos os compostos como: NaCl, NaOH e HCl, por exemplo, que em solução aquosa conduzem corrente

Relacionados