Acrilico nitrilo butadieno estireno (ABS)
Introdução
Acrilico nitrilo butadieno estireno (ABS) do grupo do termoplásticos de grande consumo, é um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno tendo sido introduzido industrialmente na década de 40 sendo que as suas excelentes propriedades e a sua boa processabilidade fazem com que este plástico seja o mais consumido entre os plásticos de engenharia. Figura 4 - Consumo de ABS no Mundo
Diferentes tipos de ABS
Através da variação das proporções dos seus constituintes pode-se obter vários tipos de ABS para atender a uma variedade de aplicações, como componentes de veículos de transporte, utensílios domésticos e máquinas de escritório; brinquedos e construção civil.
Produção
O ABS é obtido através da polimerização da acrilonitrila e do estireno na presença do polibutadieno. As quantidades dos constituintes desta pode variar entre 15% a 35% de acrilonitrila, 40% a 60% de estireno e 5% a 30% de butadieno.
Curiosidade
As resinas ABS enfrentam uma competição de preços com outros termoplásticos como polipropileno, poliestireno e polietileno de alta densidade. O polipropileno já substituiu o ABS na produção de alguns componentes na indústria automóvel devido à pressão de custos. Outro grande concorrente do ABS na produção de eletrodomésticos é o poliestireno (PS) de alto impacto que, devido à variável custos, substituiu-o no segmento de vídeo cassetes e, está deslocando-o na produção de componentes de refrigeradores e televisores. Porém, é importante destacar que a principal vantagem do ABS em relação aos demais termoplásticos é a sua alta resistência ao impacto. Portanto, o ABS é imbatível para certas aplicações cujas especificações exigem alta resistência ao impacto, como por exemplo, telefones celulares e computadores portáteis.
Características
Este copolímero é um material termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade. Pode assumir quaisquer