Tdah
Escolhi o livro: “Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade” dos autores Luís Augusto P. Rohde e Edyleine B. P. Benczik para fazer este trabalho, porque eu gostaria de compreender melhor este transtorno, poder auxiliar a todos que de certa maneira se encontram envolvidos com a problemática do Transtorno do Desenvolvimento de Atenção com Hiperatividade: pais, educadores, familiares e principalmente na minha ação como psicopedagoga. O livro apresenta dicas que podem ajudar a encontrar a forma correta para auxiliar a criança hiperativa, ressalta a importância do papel da escola na vida do portador de TDAH, o quanto é importante estimular a sua autoestima e ajudá-lo a encontrar o seu equilíbrio ao longo do seu tratamento multidisciplinar, ou seja, um tratamento realizado por uma equipe em comunhão: pais, escola, médicos e terapeutas.
Sendo assim, procuro definir o conceito de hiperatividade, assim como, um breve histórico da doença; suas características, classificação, diagnóstico, e ressaltar a importância do trabalho psicopedagógico. Este vai suprir lacunas ocorridas ao longo do processo de aprendizado e reforçar conteúdos, possibilitando condições para que novas aprendizagens ocorram mais facilmente.
A metodologia utilizada neste trabalho foi a de Análise de Conteúdo do livro consultado e dos textos trabalhados em sala de aula.
CARACTERÍSTICAS DA HIPERATIVIDADE
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Este transtorno caracteriza-se por um padrão persistente, mais frequente e severo de desatenção e/ou hiperatividade do que o esperado para o desenvolvimento (Rohde, 1999). Os sintomas necessitam estarem presentes antes dos sete anos, e causar prejuízo significativo em dois contextos, como casa e a escola. No caso das crianças, o TDAH pode aparecer desde a gravidez, quando o bebê se mexe além do