TDAH
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade(TDAH)é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns da infância e adolescências.
3 e 6 % de crianças em idade escola tem TDAH
TDAH é um transtorno neurobiológico,de causas ainda desconhecidas mas com forte participação genética na sua etiologia,que aparece na infância e frequentemente acompanha o individuo por toda sua vida.
Não é um trastorno da aprendizagem (TA)mas os sintomos são:Desatenção,hiperatividade e a impulsividade,sendo assim é um transtorno que afeta a aprendizagem.
O diagnóstico é baseado em sintomas muito específicos, que devem estar presentes em mais de um ambiente. Déficits de atenção significativos,associados ou não à hiperatividade,frequentemente comprometem o rendimento escolar,já que a atenção seletiva a estímulos relevantes é condição para a ocorrência das aprendizagens em geral,particulamente as escolares;entretanto,ainda há controversia na literatura quando ao tipo dessa relação:se é de causa,efeito ou de co-morbidade(Moojen;Dorneles;Costa 2003).
Dificuldades
1. Escrita
2. Grafia
3. Ortografia
4. Produção textual
5. Leitura
1.Escrita:os estudantes com TDAH poderão ter dificuldades tanto no aspectos gráficos,quantos nos ortográficos e nas produções narrativas.
2.Grafia:Estudantes com TDAH podem apresentar torpeza motora,que confere uma aspecto desorganizado ao trabalho e traçado inadequado.
3.Ortografia:Os estudantes com TDAH poderão ter dificuldades na fixação das presentações ortográficas.
4.Produção Textual:os estudantes com TDHA apresentam dificuldades em planejar e elaborar narrativas.
5.Leitura:os estudantes com TDHA que apresentam dificuldade na leitura geralmente não apresentam problemas no reconhecimento de palavras mas os problemas concetram se na compreensão leitora devido a sua falha em monitorar a compreensão.
É importante que os profissionais clínicos,como :