Etnicidade
Etnicidade - Vários autores
Max Weber = etnias são grupos humanos que se apoiam na sua crença subjectiva, numa descendência comum baseada em similitudes de tipo disico ou de costumes ou em ambas ou devido a memórias comuns de emigração ou colonização.
O tema da etnicidade teve início nos anos 70 com Barth e Cohen embora a sociologia já se ocupasse do tema. No entanto os antropólogos já estudavam as tribos que são no fundo grupos étnicos. “Os Nuer têm descendência comum, similaridades físicas e tradição comum que os diferencia dos outros”.Acontece que não havia etnias porque esses grupos eram estudados segundo o paradigma tribal.
Paradigma tribal – unidades culturais cuja cultura é vista como:
· Conjunto de traços objectivos observados de fora
· Algo dobrado sobre si mesmo funcionando em regime fechado.
Este paradigma entra em declínio com a descolonização pois a ideia de tribo é considerada politicamente incorrecta devido a conotações negativas. No entanto as tribos mantêm-se e aparece o tribalismo em contextos urbanos. Depois surge a palavra etnia grupo étnico e etnicidade.
Há uma deslocação da terminologia e mudança do paradigma tribal para o paradigma étnico
Questiona-se o paradigma tribal nos anos 60. Questiona-se a visão de fora e a autonomia cultural.
Antropologia EMIC e ETIC.
EMIC – constrói-se um modelo da teoria para a cultura através de um olhar de fora
(fazia parte do paradigma tribal)
ETIC – concepção da cultura que os próprios têm (paradigma étnico).
O que interessa é a forma como os grupos vêm a si próprios e escolhem determinados traços para afirmar a sua diferença (emblemas). O paradigma étnico (emic) absorve a forma como o grupo os que convivem com ele elegem determinadas diferenças para os caracterizar.
Emic é uma versão interaccionista de fazer etnografia, agora, valoriza-se a interacção e abandona-se a visão fechada. Tem a ver com as interacções entre grupos isto a partir dos anos 60.