TD&E
Amanda Vasconcellos Egler
RA: A9641E- 0
Turma: GH4PQ30 - noturno
ATIVIDADE EM SUBSTITUIÇÃO DA AULA DE 19/08
1. Quais são as cinco categorias de barreira à criatividade apresentadas no texto?
As categorias de barreira à criatividade apresentadas são as emocionais, socioculturais, motivacionais/personalidade, de disponibilidade de tempo e intelectuais.
2. Correlacione as respostas levantadas no estudo de Alencar, Oliveira, Ribeiro e Brandão (1996) com as cinco barreiras apresentadas.
O estudo apontou respostas de barreiras de criatividade relacionadas ao medo que as pessoas têm da exposição ao julgamento e opinião dos outros, assim como a falta de motivação durante o desenvolvimento de ideias. Essas respostas são correlacionadas com as cinco barreiras, principalmente as emocionais, socioculturais, motivacionais e intelectuais, pois o meio em que se cresce, vive e as pessoas que fazem parte dele e estão presentes no desenvolvimento dos indivíduos têm um papel importante no mesmo. A constante intimidação frente às manifestações de suas ideias se transformam em uma grande dificuldade no trabalho da criatividade de uma pessoa. O que, possivelmente, reorganiza as prioridades de um indivíduo, o que foi manifestado no estudo quando a falta de tempo foi apontada como uma das barreiras à criatividade.
3. A que conclusão o novo estudo chegou?
O estudo concluiu que os fatores de barreiras à criatividade apresentaram um índice elevado de consciência interna, como timidez, falta de motivação e repressão social, relacionados ao papel do meio e do convívio do indivíduo com as pessoas que o compõe e a importância dos mesmos em seu desenvolvimento. Porém o fator falta de tempo/oportunidade foi o de mais apontado como barreira à criatividade segundo o estudo. As barreiras à criatividade mostraram-se mais presentes também em entrevistados do sexo feminino do que os do sexo masculino.
4. Que tipo de