Psicofísica e TDS
Ao nosso grupo foi atribuído o tema Psicofísica e Teoria da Deteção do Sinal. Tendo como base a aula expositória, partimos para uma investigação mais detalhada acerca das especificidades desta área da Psicologia.
Como forma introdutória, começamos por explicar e esclarecer como surgiu e o que é a Psicofísica.
No panorama das ciências psicológicas, a área da perceção tem sido um tema de pesquisa privilegiado que teve ilustres precedentes no âmbito da discussão filosófica desde tempos antigos. A perceção é a apreciação de uma situação física pela mediação de um ou mais sentidos, isto é, a atribuição de significado aos estímulos sensoriais tendo por base vivências passadas.
O nascimento da Psicologia foi sendo acompanhado pelo desenvolvimento de metodologias de medição dos fenómenos mentais que têm facilitado a transformação do estudo da experiência numa disciplina científica. Uma importante evolução metodológica consistiu na introdução de métodos para a quantificação das sensações. Aqui surge então a Psicofísica, que é por definição a área da ciência que estuda as relações entre as sensações subjetivas e os estímulos físicos, estabelecendo relações quantitativas entre eles.
Apesar de serem vários os estudiosos nesta área, podemos atribuir uma especial importância aos psicólogos Wilhelm Wundt e Gustav Fechner e ao fisiólogo Ernst HeinrichWeber.
Wundt para além de psicólogo foi também médico e filósofo alemão, e é considerado um dos fundadores da Psicologia Moderna Experimental. Duas das várias contribuições dadas nesta área são a criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig – Alemanha (1879) e a publicação do livro “Principles of Physiological Psychology” em 1873.
Fechner foi, para além de psicólogo, um