TCD Estrategia de Marketing
Objetivo: A elaboração deste trabalho tem por objetivo estudar e compreender o que é, para que serve e como utilizar a teoria dos jogos na administração. Pode ajudar na tomada de decisões o trabalho em grupo para atingir o resultado desejado.
Justificativa: “Cooperação: a Teoria dos Jogos é uma análise matemática de situações que envolvam interesses em conflito a fim de indicar as melhores opções de atuação para que seja atingido o objetivo desejado. A Teoria dos Jogos é uma série de ensaios dentro da Economia que atua sobre expectativas e comportamentos. Sendo mais abrangente, trata da cooperação. É uma análise matemática de situações que envolvam interesses em conflito a fim de indicar as melhores opções de atuação para que seja atingido o objetivo desejado. Sua origem está em jogos conhecidos, como o pôquer e o xadrez, por exemplo, mas o foco é muito mais amplo, relacionando–se a temas da sociologia, economia, política e ciência militar.”
Introdução: " Os primeiros textos sobre a Teoria dos Jogos foram criados pelo matemático francês Émile Borel, que lançou as raízes desse estudo. Entretanto, foi o matemático americano John Von Neumann e o austríaco Oskar Morgenstern aqueles que conceberam, por volta da década de 20, uma teoria matemática (The Theory of Games and Economic Behavior) apurada mesclando economia e organização social aos jogos de estratégia. É aplicada em áreas tão diversas como logística, guerra e defesa, corridas presidenciais, negociações salariais, política, relações internacionais etc.
Uma relação do tema com o dia–a–dia das organizações em geral são os aspectos geralmente analisados pela teoria: as estratégias adotadas e suas consequências, as alianças possíveis entre os indivíduos (“jogadores”), o compromisso dos contratos, inclusive aqueles não formalizados (tácitos), a repetição de cada jogada, entre outras análises possíveis. Sem dúvida que um pouco de abstração é recomendada para que se entenda melhor