Patologia das Construções
Campus Monteiro
Curso: Tecnologia em Construção de Edificios
Disciplina: Patologia das Construções
Residêncial Unifamiliar
Relatório de Análise Patologica
Prof.: Iracira José da Costa Ribeiro
Nome: José Augusto Gomes Neto Felipe de Souza Tomé Heitor Jeronimo de Sousa Dorgival Rodrigues Ferreira
Agosto de 2012
Monteiro – Paraíba
1. INTRODUÇÃO
Para Souza e Ripper (1998), as causas da deterioração das edificações podem ser as mais diversas, indo do envelhecimento natural das estruturas à irresponsabilidade de alguns profissionais que optam pela utilização de materiais fora das especificações, por alegadas razões econômicas o que é complementado por Johnson (1973) quando salienta que o surgimento regular de problemas de mesmo tipo em obras análogas situadas em condições similares, leva a pensa que estes problemas podem surgir talvez do emprego involuntário e repetido de detalhes construtivos inadequados, do emprego de métodos de projeto e execução mal adaptados ou ambos os fatores. (apud MEDEIROS, 2004)
Quanto à conservação das edificações, Johnson (1973) diz que normalmente as obras suportam as cargas a que estão sujeitas, porém muitas vezes deixam de suportar graves problemas de falta de conservação durante seu uso, o que é confirmado por Ioshimoto (1985) ao comentar que a forma como a manutenção é feita pelos usuários também implica no surgimento de problemas. (apud MEDEIROS, 2004).
Esse relatório teve como objetivo identificar, classificar e propor soluções para os mais diversos tipos de patologias encontrados em uma residência unifamiliar da cidade de Monteiro. Para identificar as manifestações patológicas foi utilizado analise visual, fotográfica e de questionário direto.
2. DADOS DA OBRA
A obra em estudo localiza-se Avenida Olimpio Gomes, nº 143 da cidade de Monteiro – PB e tem como propríetaria a senhora Zélia Borges Romão. A