Tcc sobre vigilancia sanitaria
Quando um empreendimento encontra-se em dificuldades muitas vezes não se sabe a causa, que caminhos a seguir, quais estratégias poderão reverter o problema, etc. Analisar a situação de forma estruturada, adotando instrumentos que possam ajudar a gestão de forma a deixar clara a questão, partindo-se da realidade do empreendimento, facilita o negócio a retomar ou iniciar suas operações de modo mais confiante e consciente, e permite melhor orientação para o acompanhamento dos grupos e para os trabalhadores terem maior auxílio na gestão.
Conceitualmente, Plano de negócios é uma maneira estruturada de fazer projeções futuras de um empreendimento, desenvolvendo idéias de como o negócio deve ser conduzido, sendo uma oportunidade para melhorar o que é e o que foi feito, porque se analisa o empreendimento sob vários aspectos. É, então, uma ferramenta que avalia o negócio ao longo do tempo e serve de parâmetro para uma análise de julgamento mais eficaz. Seu objetivo geral é diminuir riscos do negócio, permitindo ajustar o seu desenvolvimento conforme as estratégias estabelecidas.
No caso de um empreendimento nascente, para iniciar o negócio, é preciso saber uma série de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar, o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática, estabelecer os objetivos que se pretende atingir, entre outros. Para isso é preciso fazer um levantamento de dados e informações em uma série de órgãos (IBGE, sindicatos, associações, vigilância sanitária, Junta Comercial, etc) além de pesquisa informal e conhecimento da área do negócio, para saber como se encontra este mercado, quanto terá que vender por mês para não vir a fracassar, quanto poderá retirar por mês de remuneração sem prejudicar o bom funcionamento do negócio, quais os impostos a pagar e suas alíquotas e quanto guardar de recursos financeiros para fazer frente aos compromissos nos primeiros meses. Enfim, é preciso fazer o