Riscos e segurança no trabalho
RISCO X PERIGO – DEFINIÇÕES
Risco é a chance de acontecer algo que causará impacto nos objetivos, e que é mensurado em termos de consequências e probabilidade.
Capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle. Já a definição que o livro Segurança e Saúde no Trabalho(cidadania, competitividade de produtividade) da editora Qualitymark dos autores Professores Marco Antônio F. da Costa e Maria de Fátima Barroso da Costa, ambos engenheiros e professores renomados da Fiocruz, diz o seguinte:
“ Diz que é importante fixar que o perigo é a fonte (causa) e o risco é a consequência.”
Ex.: Duas pessoas cruzando um oceano, uma em um navio e outra em um barco a remo. O principal perigo de águas profundas é o de grandes ondas e é o mesmo nos dois casos, porém o risco ( ou seja a probabilidade de acontecer algum dano) é muito maior para a pessoa que está no barco a remo”.
Logo o risco é todo perigo não controlado.
Ele até usa uma regra para conceituar esta definição.
RISCO (R) = PERIGO (P) X EXPOSIÇÃO (E), ou seja, eu tenho um risco de acordo o quanto eu fico exposto.
RISCOS OCUPACIONAIS – INSS
Art. 377 Considera-se risco ocupacional, a probabilidade de consumação de um dano à saúde ou à integridade física do trabalhador, em função da sua exposição a fatores de riscos no ambiente de trabalho.
§ 1º Os fatores de riscos ocupacionais, conforme classificação adotada pelo Ministério da Saúde se subdividem em:
I) Ambientais, que consistem naqueles de correntes da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos ou à associação desses agentes, nos termos da norma regulamentadora nº 9, do MTE;
II) Ergonômicos e psicossociais, que consistem naqueles definidos nos termos da NR 17, do MTE;
III Mecânicos e de acidentes, em