TCC - PNE
VINHEDO – SP
2014
-
Sumário
1. Introdução 4
2. Justificativa 5
3. Objetivos 5
3.1. Geral 5
3.2. Específicos 5
4. Fundamentação Teórica 6
5. Metodologia da Pesquisa 7
6. Referências Bibliográficas 7
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS / DEFICIENTE FÍSICO
Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Administração.
Orientador: Prof.º Marcos
VINHEDO – SP
2014
1. Introdução
A inserção da pessoa PNE (portadora de necessidades especiais) no contexto do trabalho é um tema que vem fazendo parte das discussões dentro da Educação Especial já de longa data, porém, a preocupação com essa questão começou a se estender para o meio empresarial somente a partir da aprovação de leis específicas que tentam assegurar esse direito.
Observou-se que com a exigência imposta pela lei começou a haver uma oferta crescente de vagas para essas pessoas nas empresas, despertando a ilusória ideia de que, finalmente, o mercado de trabalho estava receptivo a essa população.
A existência de leis, por si só, não constitui medida segura para garantir o acesso e a permanência da pessoa PNE. Existem alguns fatores que precisam ser analisados, dentre eles, o preparo profissional e social da pessoa PNE e também as condições estruturais, funcionais e socais do ambiente de trabalho, para que não se corra o risco de admiti-la simplesmente por obrigatoriedade de lei.
A falta de conhecimento do potencial das pessoas PNE, entre outras variáveis, consiste num dos grandes motivos que dificultam a contratação dessa população nas empresas. Outro aspecto envolve as barreiras arquitetônicas existentes dentro e fora da empresa.
As pessoas PNE precisam que suas necessidades básicas sejam atendidas, numa visão de equiparação de oportunidades. O sistema social precisa ser acessível a