A utilização da energia elétrica de forma eficiente no consumo final
Título: Eficiência Energética
Autor: Ellis de Oliveira Freitas
Curso: Especialização em Engenharia da Produção
1. Tema / Delimitação do Tema
Eficiência Energética - A Utilização da Energia Elétrica de Forma Eficiente no Consumo Final.
2. Problemática
O crescimento do consumo de energia elétrica, apesar de refletir o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos entre os quais:
- Possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia elétrica;
- Impacto ao meio ambiente na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica;
- Elevados investimentos no setor elétrico, entre eles, pesquisa de novas fontes, construção de novas usinas, novas linhas de transmissão e distribuição.
Acrescente-se a esses fatores, as perdas na oferta de energia elétrica (geração, transmissão e distribuição) e o desperdício no uso final, ou seja, no consumo da energia elétrica pelas indústrias, prédios comerciais, setor público, instalações rurais e residenciais.
Perguntamos: como conter o aumento do consumo de energia elétrica sem comprometer o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida?
3. Justificativa
“Há poucos estudos sobre o potencial para aumentar a eficiência energética no Brasil. Os que estão disponíveis sofrem limitações - ou por restrição do escopo, por serem muito genéricos e teóricos, ou desatualizados”. (A eficiência Energética e o Novo Modelo do Setor Energético - INEE, agosto 2001).
Conforme o PNE 2030 (Plano Nacional de Energia - Rio, 2007), em 25 anos, o consumo total de energia elétrica no Brasil será aproximadamente de 1.200 TWh, significando uma expansão média de 4% ao ano desde 2005. Qualquer estratégia para atender essa demanda deverá necessariamente ter iniciativas na área de eficiência energética.
O potencial de eficiência energética é maior que a expansão do consumo, refletindo o estágio de desenvolvimento do país. No PNE 2030,