Artigo economia de energia
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CASA EFICIENTE: ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Fredie Willem Mello Cota, Juliana Batista Santos, Lucas Vilas Boas da Silva, Thiago Eustáquio Araujo Bento,
Resumo ⎯ Obter economia e reaproveitamento considerável de energia é essencial em qualquer residência. Este artigo apresenta projetos para redução de energia residencial, citando técnicas de coleta de energia e reutilização, que em muitos casos, geram um retorno significativo do investimento durante o tempo. O desenvolvimento do trabalho foi feito através de informações buscadas em reportagens, sites, entrevistas com profissionais que atuam com projetos de eficiência, pesquisas em residências eficientes e convencionais. O objetivo foi obter conhecimento dos principais métodos para economizar e reaproveitar energia, considerando o tempo de retorno do investimento utilizado.
Palavras- chave – Economia, Casa Eficiente.
1. Introdução
Desde a Revolução Industrial, o uso de energia é intensivo e crescente, sendo essencial para o funcionamento dos mais diversos setores e atividades da sociedade. A maior parte dos equipamentos residenciais, comerciais e de edificações publica dependem da energia elétrica para o seu funcionamento. O consumo de energia elétrica no Brasil vem superando a capacidade das fontes de energia hoje utilizadas [Figura1], tais como usinas Hidrelétricas, que geralmente utiliza a força de rios e reservatórios de água além de relevos ou quedas construídas pelo próprio homem impulsionando turbinas, usinas Eólicas que aproveitam a força dos ventos em hélices e usinas de Energia Nuclear que são consideradas uma forma de energia alternativa, pois trabalha a radioatividade como matéria-prima.
[pic][pic][pic]
Figura 1. Usina Hidrelétrica, Usina Eólica e Usina de Energia Nuclear
Fonte: Ciências Ressucat, disponível em: