Crescimento populacional x questão ambiental
Debater se há relação entre crescimento populacional e questão ambiental
JUSTIFICATIVA:
Ocorre a necessidade de um questionamento se a degradação crescente do planeta e o aumento acelerado da população são fatos isolados ou apresentam relações de causa e efeito.
INTRODUÇÃO:
É inquestionável que o planeta terra tem sofrido bastante com a intervenção humana. Alguns estudiosos afirmam que a questão ambiental está intimamente ligada ao crescimento acelerado da população. Porém será o aumento da população o maior agravante dos problemas ambientais?
DESENVOLVIMENTO:
O nosso planeta tem experimentado ao longo de muitos anos a degradação crescente de seus recursos naturais renováveis e não renováveis. Essa degradação advém da má utilização desses recursos pelo homem.
Muitos estudiosos afirmam que o crescimento desordenado da população é o fator agravante dos problemas ambientais,que o planeta está saturado com tanta gente, alguns chegam a dizer que a solução seria frear esse crescimento através controle de natalidade. Esse controle nos remete à Teoria de Malthus, segundo essa teoria a população crescia de forma acelerada e a produção de alimentos não acompanharia esse crescimento, logo o resultado desse crescimento desproporcional seria a fome, de modo semelhante estudiosos atuais afirmam que o crescimento acelerado da população agravará ainda mais os problemas ambientais como a poluição do ar, da água e dos solos, a escassez de água e o aquecimento global.
Com o crescimento da população aumenta a necessidade de utilizar mais recursos do planeta, porém esse não é o principal ponto do problema ambiental, que seria a melhor utilização do planeta por parte do homem, adotando práticas de sustentabilidade nas mais diversas culturas existentes no mundo, pois mesmo que a população cresça aceleradamente haverá sempre recursos e menos impactos o homem causará no planeta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
É possível concluir que o crescimento da população não é gerador