O ensino da geografia
A RELAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO E AMBIENTE: desafios para a demografia
Os temas populacionais são parte do problema e da solução dos dramáticos conflitos ambientais enfrentados pelas sociedades contemporâneas.
A questão ambiental vem sendo discutida de maneira interdisciplinar, nos últimos anos. Assim, ao se tratar de população, não se pode deixar de trazer à tona a abordagem da teoria populacional neomalthusiana, que estabelece uma relação direta entre crescimento demográfico e pressão sobre recursos naturais. Essa abordagem demográfica aponta para a urgência de um controle populacional através da formulação de políticas públicas nesse sentido. Isso porque, na visão desses teóricos, o tamanho e crescimento populacional são fatores determinantes para o equilíbrio ambiental.
Mas qual ligação entre crescimento populacional que trata sobre questões ambientais, conscientização acerca dos problemas atuais e outras coisas? Abordaremos esse assunto para tentar contribuir na relação crescimento demográfico X impactos ambientais, um tema bastante polêmico na atualidade e que, ao ver, vem sendo tratado com uma carregada carga. Esse surpreendente crescimento no período moderno é apontado como um dos principais causadores da pobreza e dos impactos ambientais, já que cada ser humano consome e destrói cada vez mais a natureza de forma “irracional”. Aí está o problema.
O desenvolvimento capitalista é desigual e contraditório em sua essência, assim, não se pode homogeneizar (como é feito) esse crescimento demográfico. O ritmo dele é bastante diferenciado entre os países centrais, periféricos e semiperiféricos (como o Brasil, Argentina,