Tcc motivação
Na década de 50 três teorias desenvolvidas sobre o conceito de motivação.
Tornam-se referencia para a matéria; teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, as teorias de x e y de Mc Gregor e Chiavenato, teoria de dois fatores de Herzberg.
Teoria da hierarquia das necessidades
Após tantos estudos de pesquisa em diversas áreas finalmente Maslow é reconhecido pela hierarquia das necessidades que por ele não deixa de ser um conceito de realização como força motivadora para as pessoas. Através dessa descoberta pessoas começaram a formarem uma estrutura positiva sobre motivação.
Foi após longos estudos que surge finalmente a hierarquia das necessidades, como mencionaremos a seguir.
Com esta teoria de acordo com Maslow defende que o ser humano é motivado pelo desejo e satisfação de uma hierarquia de necessidades, seguindo cinco níveis básicos, primeiro deles; auto realização, auto estima, necessidades sociais, necessidades de segurança, necessidades básicas. Esses níveis apresentam uma hierarquia de importância semelhante a uma pirâmide.
Na base dessa pirâmide necessidades mais básicas e no topo necessidades mais elevadas.
“Malsow acreditava que os seres humanos o espiravam tornando-se auto realizados.”
Maslow caracterizou as necessidades básicas como aspecto da motivação humana,esta ideia importante para o reconhecimento da sua aptidão das necessidades em motivar o comportamento.
Teoria de x e y de Mc gregor e Chiavenato
As teorias x e y estudadas por mc gregor no começo da década de 50,podem ser analizadas como forma de visualizar o comportamento humano dentro das organizações ,as teorias podem ser observadas pelos seguintes aspectos .
Teoria x baseia-se em consepção em premissias incorretas e distorcidas sobre a natureza humana ,teoria y;baseia-se nas premissias e respeito da natureza humana.
A teoria x,apresenta forte controle sobre recursos humanos dentro de uma organização ,como mostra os itens a seguir.
-A teoria