Tcc motivação psicopedagogia
Artigo apresentado à Fundação Educacional Ituverava-SP como exigência parcial, para obtenção de título de pós graduação em Psicopedagogia.
ITUVERAVA
2012
RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da motivação na sala de aula e como a mesma auxilia no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem, Conhecimento, Ensino, Motivação. INTRODUÇÃO
A educação requer ação e como resultado acontece o conhecimento. O educador deve descobrir meios, recursos para fazer com que os educandos desenvolvam o aprendizado, fornecendo estímulos para que os mesmos sintam-se motivados a aprender, isto é, lançar mão de artifícios que os conduzam à motivação que segundo Murray (1986), representaria “um fator interno que dá início, dirige e integra o comportamento de uma pessoa” (p.20). Esta noção é compartilhada também por Garrido (1990), quando diz que a motivação é um processo psicológico, uma força que tem origem no interior do indivíduo e que o empurra, o impulsiona a uma ação. E na opinião de Pfromm (1987), “os motivos ativam e despertam o organismo, dirigem-no para um alvo em particular e mantém o organismo em ação” (p.112).
O tema motivação e aprendizagem tem sido objeto de investigação dos psicólogos educacionais nos últimos anos e o problema da falta de motivação dos estudantes representa um dos maiores desafios à eficácia do ensino. Alguns determinantes da motivação escolar já são conhecidos e podem auxiliar o trabalho do professor que pretenda ver seus alunos genuinamente envolvidos. Sob essa concepção, se insere a educação escolar, fundamentada em conhecimentos diversos que são adquiridos e passam a ser sistematizados, no intuito de extrapolá-los e ir além do que está definido no presente.
A aprendizagem está ligada a vários fatores que fazem parte de um todo e está envolvida nas condições internas e externas do indivíduo e a motivação