Tcc Modificado
Este trabalho tem como intuito, mostrar a relação da capoeira com a psicopedagogia. A capoeira é uma modalidade que pode ser vista como luta, como dança, um conjunto rico em possibilidades que podem ser explorados. Com o surgimento da capoeira no Brasil, vários elementos da cultura africana se instalaram aqui. Diferentemente de outras modalidades que na maioria das vezes são trazidas por culturas norte-americanas e europeias, vindo de classe dominante.
Para Souza e Oliveira (2001) a capoeira, enquanto um conteúdo da Educação Física escolar, pode ser trabalhada pelos seus múltiplos enfoques, que possibilitam entre outros, o jogo, a luta, a dança, a educação. E deve ser ensinada globalizadamente, deixando que o aluno identifique-se com os aspectos que mais lhe convier. Sua combinação tem sua progressão, que segue ritmos de corpos e instrumentos musicais (berimbau, pandeiro, atabaque, agogô). Capoeira está integrada com a psicopedagogia que vem trabalhar os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e psicomotores.
A psicopedagogia, para Mery (1985), está relacionada aos aspectos que interferem na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, pois de fato ela engloba três esferas (cognitivo, psicomotor e sócio afetivo). Não só educadores, mas psiquiatras, neuro psiquiatras, psicólogos, foram e, ainda são, responsáveis por desenvolver o estudo sobre psicopedagogia no primeiro segmento escolar. Será apresentado no presente estudo que existem diversos meios de fazer com que o aluno aprenda através da Educação Física, mas para que aconteça isso é necessária uma relação harmônica entre as disciplinas.
Esta análise tornará a capoeira como conteúdo da educação física escolar no primeiro segmento do ensino fundamental, possibilitando um trabalho capaz de desenvolver o lado cognitivo, afetivo e psicomotor, de maneira que o educando consiga aprimorar seus movimentos de expressão corporal, bem como desenvolver a aquisição de respeito mútuo com os colegas e professores.