Resumo sobre Crenças Centrais
Matéria Desenvolvimento Interpessoal – Prof. Mário Benz
Data; 26/05/2014
Assunto; RESUMO SOBRE:
COMO IDENTIFICAR AS CRENÇAS CENTRAIS de Rita Alvarenga e Fernanda Pasquoto deSouza
Segundo a Discente em Psicologia Rita Alvarenga e a Docente do Curso de Psicologia, Fernanda Pasquoto de Souza em Resumo comentam; “O objetivo deste artigo é apresentar uma relação entre teoria e prática, em psicologia cognitivo-comportamental, especificamente o processo de identificação de crenças centrais.”
Através desse trabalho ficou claro para mim a importância do reconhecimento das Crenças Centrais, pois é a partir delas que o Ser Humano haje e reaje ao mundo e ao seu meio.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vem crescendo constantemente, e a utilização desta abordagem justifica-se pelo seu caráter focal, breve, eficaz, objetivo e empírico.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é altamente eficaz e é amplamente indicada nos casos de depressão, transtornos de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social, entre outros.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) prioriza a reestruturação cognitiva para obter mudanças comportamentais e emocionais, tem com meta ensinar o paciente a se auto monitorar e, com isso, se tornar o seu próprio terapeuta estando preparado para lidar com as situações que poderão surgir.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) teve seu início em 1955 com Albert Ellis mas foi com Aaron Beck na década de 60 que determinou a “TRÍADE COGNITIVA”: A VISÃO DE SI MESMO, A VISÃO DOS OUTROS (Mundo) E A VISÃO DO FUTURO. (RANGÉ, 2001)
Para Aaron Beck: O modelo cognitivo supõe que a maioria dos transtornos psicológicos, originam-se no modo distorcido como cada um percebe os acontecimentos, e isso influencia o afeto e o comportamento. O que não significa que são os pensamentos que causam os problemas e sim, eles modulam e mantêm emoções