estudante
O tratamento está baseado em uma conceituação, ou compreensão, de cada paciente (suas crenças especificas e padrões de comportamento).
O terapeuta procura produzir varias mudanças cognitivas, modificar o pensamento e o sistemas de crenças do paciente, para produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura.
As pessoas melhoram quando aprende a avaliar seus pensamentos de forma mais realista e adaptativa, elas obtêm uma melhora em seu estado emocional e no comportamento.
Para que aja uma melhora duradoura do humor e do comportamento do paciente devesse trabalhar em um nível profundo de cognição, que se caracteriza como crenças básicas do paciente sobre ele mesmo, do seu mundo e de outras pessoas. Produz uma mudança mais duradoura quando modifica as crenças disfuncionais subjacentes.
Beck criou a sua teoria a partir da percepção dos pensamentos automáticos negativos dos seus pacientes os quais estavam ligados diretamente as emoções.
(Pacientes depressivos) Foco na ajuda aos pacientes para solucionar os problemas, tornando os comportamentos ativos e os identificando, avaliarem e responderem ao seu pensamento disfuncional, essencialmente pensamentos negativos sobre si mesmo, seu mundo e seu futuro.
(Pacientes Ansiosos) Avaliar melhor o risco das situações que temiam, considerar os recursos internos e externos, melhorar tais recursos, reduzir a evitação das situações que temiam para testar os comportamentos e melhorar seus pensamentos negativos sobre.
Terapia deve se adequar a cada individuo
Principios:
1° - A terapia cognitivo-comportamental se baseia em uma formulação em desenvolvimento continuo dos problemas dos pacientes e uma conceituação individual de cada paciente em termos cognitivos.
2º - A terapia requer uma aliança terapêutica solida
3° - Enfatiza a colaboração e a participação ativa do paciente e terapeuta
4º - Orientada para os objetivos e focada nos problemas (testar seus