CONCEITOS DE MARKETING SOCIAL TCC Modificado No Dia 17 05 2015
Analisando pela ótica que o Marketing Social advém do conceito tradicional de Marketing, e que todo e qualquer processo passa por melhorias e readaptações, preocupa-se também com as questões sociais e comportamentos das pessoas, buscando implementar o conceito de marketing social para as pessoas, organizações e a sociedade como um todo.
Zenone (2006) declara que a orientação do Marketing Social, acaba por tomar uma maior proporção, pois não busca só atender o cliente, mas em estender este conceitoeste conceito, para satisfazer a necessidade da sociedade, corroborando com o pensamento de (KOTLER E ARMSTRONG,1 (1999).
E é em virtude das grandes preocupações e constantes mudanças no mundo, no âmbito, político, geográfico e social, que Kotler e Armstrong (1999) questionam se as organizações temas organizações têm de fato se preocupado em atender as necessidades da sociedade em si, no que diz respeito a fazer o melhor tanto para consumidores como para sociedade, e assim agregarassim agregar valor elevado, pelo produto adquirido ou serviço prestado.
Dessa forma surge então o Marketing Social, o qual foi apresentado pela primeira vez em 1971, por Kotler e Zaltman (1971, p.3), que o descrevem muito bem, ampliado pela ótica do Marketing, como sendo uma “tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programa voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma ideia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.”alvo. ”
Zenone (2006) apresenta o surgimento do Marketing Social, como sendo uma inovação essencial para as ferramentas estratégicas que o marketing utiliza, direcionando as causas sociais.
O Marketing Social em sua definição apresentada pelo pela Social Marketing Institute: “ é o planejamento e implementação de programas desenhados para criar mudança social a partir de conceitos advindos do marketing comercial” – (http: