Manual do Usu rio
Versão Console do RAR ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=- Bem-vindo ao Compressor RAR! =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Introdução ~~~~~~~~~~
RAR é uma ferramenta poderosa que lhe permite gerir e controlar arquivos comprimidos. O Console do RAR suporta somente arquivos no formato RAR, a extensão que estes arquivos normalmente têm é ".rar". ZIP e outros formatos não são suportados. Usuários do Windows podem instalar a versão GUI RAR - WinRAR, que é capaz de processar muitos outros tipos de arquivo.
Enquanto o console RAR e WinRAR GUI tem a sintaxe de linha de comando similar, existem algumas diferenças. Por isso é recomendado usar este manual do rar.txt para console do RAR (rar.exe em caso de versão do Windows) e arquivo de ajuda winrar.chm do WinRAR para GUI WinRAR (WinRAR.exe).
As funções do RAR incluem:
* Algoritmo de compressão original e altamente sofisticado * Algoritmo de compressão especial otimizado para dados multimídia * Maior compressão que as ferramentas semelhantes, utilizando compressão 'sólida' * Verificação de autenticidade (apenas nas versões registradas) * Arquivos e volumes auto-extraíveis (SFX) * Possibilidade de recuperar arquivos fisicamente danificados * Bloqueio, senha, lista de organização de arquivos, arquivo de segurança e muito mais ...
Arquivo de configuração ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O RAR para Unix e BeOS lê as informações de configuração no arquivo .rarrc no diretório do usuário (armazenado na variável de ambiente HOME).
O RAR para Windows lê as informações de configuração no arquivo rar.ini, situado no mesmo diretório do arquivo rar.exe.
Esse arquivo poderá conter os seguintes textos:
sequências=<qualquer