ARTES
Sandro Botticelli
Sandro Botticelli nasceu no dia 1 de Março de 1445 em Florença, na Itália. Foi Filho de um curtidor de peles, e na adolescência trabalhou na casa de um ourives. Foi um pintor italiano, estudou na Escola Florentina do Renascimento, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de Savonarola. Sandro Botticelli usava todas as cores, em especial corepauas frias.
Principais Obras
Sandro Botticelli dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou vários retratos.
Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici
Retrato de Giuliano de Medici.
Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as ideias clássicas.
Outra obra muito famosa foi A primavera, pintada por volta dos anos de 1482 e foi considerado um dos quadros mais populares na arte ocidental.
Retrato de "A primavera" de Sandro Botticelli, 1482.
Michelangelo
Michelangelo nasceu no dia 6 de Março de 1475, em Caprese, na Itália. Foi pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo o seu talento logo reconhecido,