tcc de comunicação interna por juliana cristina da silva
Juliana Cristina da Silva, Edyane Maria de Souza Gonçalves
Administração de Empresas / Faculdade Bilac, São José dos Campos, SP. juliana_cris21@yahoo.com.br ;
Resumo – A comunicação dentro de uma orgnização é primordial para o andamento de qualquer processo e quando ocorrem falhas de comunicação, sejam elas nos setores de uma empresa e/ou em qualquer outra forma de troca de informação, podem ocasionar erros e ruídos no processo entre os comunicadores. A comunicação é um processo de troca de informações entre duas ou mais pessoas. Desde o início da civilização, comunicar era uma questão de sobrevivência, e no mundo dos negócios não é diferente. A necessidade do colaborador se sentir integrado e informado, fazendo com que se torne parte da empresa, fez surgir à comunicação interna, estabelecendo canais de relacionamentos, envolvendo-o no processo organizacional. Este artigo é apresentado à fundamentação teórica, com foco na comunicação interna, seus meios e processos abordam outros temas. Na última parte são apresentados os procedimentos metodológicos, a pesquisa quantitativa e qualitativa. Através das informações colhidas no questionário respondido pelos colaboradores.
Palavras-chaves: Comunicação interna,Liderança e Organização.
1. INTRODUÇÃO
O tema abordado trata-se da análise da importância da comunicação interna, que é fator chave para um ambiente mais saudável e produtivo na empresa, visto que é pela comunicação que as informações são transmitidas.
Atualmente, as empresas precisam melhorar os processos comunicativos internos, entender que a comunicação interna é capaz de produzir uma forte ligação entre os colaboradores, influenciando-o a atingir metas, trazendo as pessoas mais empatia e confiança em solucionar pequenos problemas do dia a dia.
Chiavenato (2002), diz que a comunicação é a chave que liga uma pessoa a transmitir informação a outra. Desde tempos antigos a comunicação garantiu a sobrevivência do homem,