tcc bicombustivel
CLEDERSON TÁVORA MORAIS
A UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL VEICULAR (GNV), VIABILIDADE EM TERMOS DE CUSTO E POLUENTESBetim
2014
CLEDERSON TÁVORA MORAIS
A UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL VEICULAR (GNV), VIABILIDADE EM TERMOS DE CUSTO E POLUENTESTrabalho referente ao projeto de pesquisa apresentado ao curso de graduação em Engenharia Mecânica, da Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel.
Betim
2014
INTRODUÇÃO
O GNV (Gás Natural Veicular), consiste na mistura de hidrocarbonetos leves e, conhecido como combustível do futuro que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso constituído predominantemente por metano (CH4) com teor mínimo em torno de 87%. Encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, assim constituindo um reservatório.
De acordo com a Petrobrás (2014), a queima do GNV é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do GNV não lança compostos que possam produzir chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população. O GNV é um combustível fóssil, com constituição semelhante à do petróleo e pode ser encontrado no subsolo ou no fundo do mar, em depósitos naturais de rochas sedimentares, associado ou não ao petróleo. Sua origem é da decomposição de plantas e animais, resultado de um processo de milhões de anos.
Segundo afirma a GASMIG/2014, o gás natural é utilizado em diversos segmentos: residências, comércio, indústrias, veículos, e para a geração e co-geração de energia.
O inicio da utlização do GNV como combustível veicular teve inicio na Itália na década de 1930. Este pais
PROBLEMA DE PESQUISA
A pesquisa tem a finalidade de aprofundar os estudos sobre a utilização deste combustível nos automóveis visando menor poluição ambiental e uma maior utilização