Logistica reversa de óleo de fritura
CURSO: LOGÍSTICA
TURMA: TARDE
DISCIPLINA: MÉTODOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSORA: CÉLIA VIDERMAN OLIVEIRA
São Paulo
05/2012
Alunos: Daniel Hinz Alves Carneiro
Edna de J. Correia
Emelly Pendek de Oliveira
Jennifer Silva Gonçalves
Lucinéia Alves de Brito
Raquel Amaral Martins
Rosangela Teixeira Ervilha
Sandra Quaresma S. Freitas
Sthefany Cristiá Salgado
Thiago Carvalho Rodrigues
Tema: Logística Reversa
Delimitação do tema: Logística Reversa do Óleo de Fritura. Justificativa: O despejo de óleo de fritura irregularmente no meio ambiente pode contaminar rios, lagos e comprometer a vida de espécies marinhas. Pela Internet e redes sociais circula a informação de que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. No próprio solo, o lançamento indevido também é prejudicial, causando a proliferação de micro-organismos e danos às plantas.
Jogar óleo nos ralos também provoca entupimentos nas instalações internas e nas próprias redes de coleta de esgotos. Restos de lixo, muitas vezes jogados indevidamente pela população, aglutinam-se com o óleo e formam uma barreira rígida de sujeira.
Objetivo: Compreender o processo logístico do descarte do óleo de fritura.
Problema: O que ocorre quando descartamos o óleo de fritura no meio ambiente?
Hipótese: Contribuição com o processo de coleta do óleo, a importância da sua reciclagem e a destinação correta do material nos postos de coleta.
Referencial teórico:
Logística Reversa: É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados, do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar e/ou realizar um descarte adequado.
Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produto desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em