Logistica reversa do Óleo de fritura
Resumo
O uso irracional dos recursos naturais e a falta de conscientização sobre o descarte correto de resíduos poluentes, fez com que os problemas ambientais se agravassem mais no decorrer dos anos.
Como forma de tentar reverter esse quadro muitas empresas vem investindo em processos de logística reversa. O reaproveitamento do óleo de fritura usado é um desses exemplos, pois o resíduo que habitualmente é descartado nas redes de esgotos domésticas causa sérios danos à natureza e transtornos para o tratamento das águas.
Todo o óleo que é coletado, após a retirada das impurezas, passa pelo processo de transesterificação, que dará origem ao biocombustível. Esta é uma forma de reutilizar o óleo usado, dando a ele um destino que cause menos impactos ao meio ambiente, por ser de fonte limpa e renovável, além de gerar novas fontes de renda para a população.
Palavras-Chave: Logística reversa, óleo de fritura usado, meio ambiente, biocombustível.
Introdução
O processo de industrialização no Brasil que se intensificou mais em algumas regiões do que em outras, fez com que o número de habitantes de grandes cidades aumentasse significativamente.
A crescente densidade demográfica fez com que as empresas passassem a produzir cada vez mais para atender a essa demanda. A população cresceu, a produção também, e isso fez com o lixo também aumentasse.
Gerenciar esses resíduos de forma a dar-lhes um destino que não cause impactos ambientais e nem aumento de custos para a empresa tem sido um desafio. Como sabemos o descarte incorreto desses resíduos na natureza pode ocasionar sérios danos à saúde das pessoas e do planeta.
É nesse contexto que surge a necessidade de se implantar um sistema de logística reversa, que possibilita o descarte desses resíduos da melhor maneira possível, reduzindo impactos ambientais e podendo gerar alternativas sócio-econômicas.
A empresa que pratica logística