engenharia
ÍNDICE
ITEM
DESCRIÇÃO
PÁGINA
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de energias renováveis com exemplos e também pontos positivos e negativos, também será apresentado energias não renováveis e alguns exemplos onde neste caso, apesar de ser útil e indispensável em nossas vidas acaba gerando grandes impactos no nosso planeta.
2. ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Energias renováveis
A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes.
Solar
Existem duas formas de transformar a radiação solar em energia: através de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em elétrica; e através de coletores solares, que utilizam o calor solar na produção de energia térmica, isto é, aquecer água e ar.
O sol é a fonte de vida e origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.
Maiores produtores: Japão e EUA.
PRÓS: Fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. A energia solar permite a geração de energia, no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura. Assim, é possível levar energia elétrica a sistemas de geração distribuída, e quase eliminar completamente as perdas ligadas aos transportes, que representam atualmente cerca de 40% do total.
CONTRAS: produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.
Curiosidade: Existem