pizza
Com a necessidade de contabilizar os registros dos trabalhadores, faltas e atrasos de pagamentos ou de descontos, surge o RH.
No final dos anos 1980 e inicio dos anos de 1990, a situação brasileira face as mudanças na economia revelaram um ponto consensual quanto a adequação dos recursos humanos as novas exigências do mercado de trabalho: a centralidade da educação geral nesse novo cenário econômico que se descortinava, seja em função da maior competitividade requerida pela abertura econômica, seja pela difusão das novas formas de produzir. Destacava-se a época, a ineficácia das políticas educacionais dos anos 1970 e 1980 explicavam a escasses de vagas nas series inicias do ensino fundamental, as altas taxas de evasão e repetência nesse nível de ensino, o reduzido contingente de jovens que nesse nível de ensino médio, alem do fato de apenas 10% dos concluintes desse nível terem acesso ao ensino superior. Paralelamente a uma reforma da educação geral, recomendava-se a revisão das estratégias tradicionais de qualificação profissional, apoiadas nos baixos níveis de escolaridade da maioria dos jovens e adultos, e dedicadas a ocupações que tendiam a se tornar obsoletas.
Mercado de Trabalho É constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações, de determinado ramo de negócio, em determinada região e em determinada época. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego.
Com a advento da Rede Internet ocorreu a expansão geográfica da área de captação de candidatos pelas empresas, fazendo com que o mercado de trabalhose torne amplo no que concerne ao acesso de candidatos a empresas de outras regiões e países.
OFERTA E DEMANDA - O mercado de trabalho é orientado pela oferta e procura ( demanda ) de empregos. Assim sendo, quanto maior o número de organizações em determinada região, procurando candidatos para as vagas disponíveis, maisofertas de emprego existem. É o fenômeno da oferta