Pizzas
Como todo prato antigo, é difícil especificar a origem da pizza, a princípio ela não é nada mais do que uma evolução do massa.
O uso regular do fogo há 500 mil anos modificou a alimentação do universo doméstico
Os homens desde as origens alimentavam-se com seis tipos de cereais: sorgo, aveia, cevada, trigo e mais tarde o centeio. O milho, após a chegada de Colombo à América. A epopéia dos cereais dura 15000 anos
Os grãos dos cereais eram torrados em pedra aquecida e juntavam água que transformava em um bolo molhado
O trigo surgiu, na forma primitiva, no Egito, nas paisagens dos vales e rios, e posteriormente espalhou-se, sendo a mais importante experiência da historia dos cereais, a sua expansão por todo mundo constitui um enigma - talvez nas entranhas de alguma ave migratória... ou foi objeto de troca comercial.
Com o surgimento do trigo, todos os cereais foram considerados de segunda ordem
A palavra “pizza” vem do grego “picea”; pinheiro usado para aquecer fornos e assar um tipo de massa difundida na Grécia
Desde que foi descoberta a fermentação da massa de trigo, há mais ou menos seis mil anos, começou-se a enriquecer os massas de forma achatada com diversos ingredientes, como azeitonas, ervas aromáticas e outros.
Os gregos e romanos utilizavam uma massa não fermentada, assada, recheada com vinagre a azeite, coberta com fatias de alho e cebola crua.
A verdadeira pizza, porém, só surgiu depois que o tomate, levado pelos Americanos, chegou a europa. Finalmente, no século XVII, Nápoles começa a produzir a pizza, enriquecida pelo azeite, alho, muzzarela, anchova e os pequenos peixes cicinielli. Alguns padeiros começavam até mesmo a dobrar suas massas recheadas, inventando assim e célebre calzone.
Em 1830 foi aberta a primeira pizzaria Napolitana, chamada Port Alba, que em pouco tempo se transformou no ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da