Tcc-avaliação um compromisso com a aprendizagem
INTRODUÇÃO
A avaliação da aprendizagem compõe o processo educativo e caracteriza-se como meio de obter informações e subsídios para possíveis correções e melhorias que forem necessárias. É algo complicado e complexo que envolve a incumbência de julgar e inferir valor às pessoas, práticas, ações e procedimentos. A origem da palavra avaliar é do latim, provida da composição a-valare, que significa “ dar valor a, emitir julgamento de valor...”. A ela podem ser atribuídos valores quantitativos e qualitativos de uma atividade isolada, uma ação coletiva, á pratica pedagógica ou ao trabalho institucional como um todo e envolve a responsabilidade de todos os participantes do processo educativo. AVALIAÇÃO UM COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM
É desafio da avaliação assumir um caráter transformador comprometida com a aprendizagem dos alunos e com a totalidade de seu desenvolvimento.
Mais que aplicar técnicas, a questão principal evidencia mudança de postura e de posicionamento com relação ao tema.
Uma nova intencionalidade reporta ao fim que se propõe a atingir, ao compromisso do sujeito com a ação, re-significar a avaliação e assumir uma mudança de postura frente aos seus resultados. A intencionalidade é determinante, é o problema nuclear da avaliação. Portanto, é um dos aspectos mais difíceis de serem trabalhados.
Ter na avaliação um compromisso com a aprendizagem de todos revela o grau de comprometimento do educador quanto à efetiva finalidade da avaliação.
Há no educador comprometido desta forma uma negação às práticas rotineiras do não atendimento aos alunos e uma busca constante para a solução do “não aprender”. Não há como ficar passível assistindo conformado o fracasso escolar tomando conta de um processo que é seu – o processo ensino-aprendizagem – e que deve motivá-lo a buscar o sucesso de seus alunos. O sucesso deles se reveste ao responsável por