TCC 36 Planejamento De Comunica O
3.1 Análise Situacional
Potencialidades
Fragilidades
Marca líder no mercado nacional no segmento de joias;
Produtos globalizados;
Grande vantagem sobre seus concorrentes em relação à distribuição de lojas;
Umas das marcas mais famosas do mercado de joias.
Comunicação concentrada no segmento turístico;
Não promove a marca como empresa socialmente responsável que é.
Oportunidades
Ameaças
Crescimento da exportação de joias brasileiras em 25,7%.
A H.Stern penetrou na região nordeste, mas não ocupou o mercado local.
Crise econômica que afetou o mercado de luxo;
Mercado de joias altamente competitivo;
Joalheiro independente (importador informal).
Empresa tradicional e líder no mercado de luxo brasileiro produzindo joias e distribuindo suas coleções de forma globalizada. Seu faturamento é de aproximadamente R$ 400.000.000,00 e por isso tem grande vantagem sobre seus concorrentes, pois possui 80 lojas no Brasil e sua principal concorrente, a Tiffany & Co., tem 2 lojas em todo território nacional, sendo um concorrente de menor expressão, mas com um maior valor agregado.
O setor de luxo, incluindo o mercado de joias, normalmente menos afetado em períodos de crise, deve registrar até o final de em 2009 uma recessão de 4%, segundo previsões do banco JP Morgan e da consultoria Eurostaf. Essa perspectiva de forte queda nas vendas é atribuída à diminuição da demanda nos países ricos.
Por causa da crise mundial, houve queda na demanda por produtos de luxo. Isso fez com que a Tiffany & Co. registrasse uma queda de 62% nos lucros no primeiro trimestre de 2009, informou a empresa em maio deste ano.
E pela primeira vez na história H.Stern, a rede apresentou retração nos negócios, e fechou o ano de 2008 com queda de 5% no faturamento. A empresa que esperava alta de 20% e o segmento de joias cresceu somente 2% no País. Apenas no mercado externo, onde se concentra 50% dos negócios da companhia, a redução foi de 30%.
De acordo com a OMC – Organização