Taylorismo
Nascido em 1856 e falecido em 1917, Frederick Winslow Taylor. Iniciou a sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Taylor nasceu em Filadélfia no estado da Pensilvânia, EUA, em 1856. Em 1978, depois de estudar na Europa e recusar fazer o curso de direito em Haward, optou por trabalhar na Midvale Steel Company. Começou como opera´rio mas logo passou para escriturário, maquinista, gerente e finalmente engenheiro chefe.
Graças a Taylor a adm hoje, é uma ciência. Ele foi considerado pai e idealizador da adm cientifica que tem como principal característica a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.
Simultaneamente como o Fordismo, introduzio-se na Europa o taylorismo que é o modelo de administração desenvolvido por Taylor. Era considerado como outro modelo produtivo similar, que destacava- se nos estudo dos movimentos e rotinas humanas a estabelecer técnicas manuais precisas e repetitivas, com horários regulados com exatidão para alimentação, necessidades fisiológicas e etc.
Esse conceito foi muito popular tanto na Europa quanto nos estados unidos e é objeto do filme Tempos modernos, de Charles Chaplin.
Os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito sem nenhum controle por parte da direção das empresas. Como resultado a produtividade era baixíssima , pois os próprios sindicados induziam os funcionários a produzirem menos, porque assim segundo eles pensavam na época que seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo. A tática funcionava.
Foram trinta anos de estudo ate que Taylor publicasse sua teoria, conhecida como os “Principios da Adm cientifica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentaram consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.
BENEFICIO AOS TRABALHADORES.