Atletismo
No campo da Filosofia da Educação há uma preocupação com o trabalho do educador escolar, profissional preocupado com o fazer. Percebe-se por meio das leituras e estudos nos campos da filosofia que é importante fazer uma reflexão crítica sobre a ação pedagógica e a formação dos educadores para a construção da cidadania, partindo da realidade objetiva das situações educativas concretas que envolvem o da ação pedagógica.
Sabemos que Educar não é um trabalho simples, ou seja, um simples fazer, mas um fazer crítico, um permanente questionamento da direção tomada pela prática docente no rumo de uma concepção de educação voltada aos interesses da sociedade. Assim, desenvolver um trabalho com esta linha de pensamento a formação docente tornou-se muito importante para o aprimoramento do saber e para complementar os estudos realizados no decorrer do curso.
Na nossa tradição educacional, o curso universitário é identificado como aquele que vai instruir, auxiliar e avaliar o professor em seu processo de formação acadêmica, do qual espera-se cumprir um determinado currículo e cumprir as diversas tarefas. No entanto, no decorrer dos estudos percebe-se que o curso universitário tem como base transmitir conhecimentos, assegurar uma boa qualidade profissional e avaliar os resultados da aprendizagem.
O presente trabalho tem como objetivo discutir e analisar a importância do educador na transformação do aluno direcionando uma atenção a Filosofia da
Educação e a construção