Chimu
Origem: O império chimu,desenvolveu-se na costa setentrional peruana entre a primeira metade do século XIV na década de 1460, acredita-se que os chimus chegaram a região andina pelo mar e se estabeleceram sobre os restos da anterior cultura mochica. Acredita-se que o reino chimú teve 10 governantes,mas apenas sabe-se o nome de quatro deles: tacayanamo o fundador de chimú, Guacricur,Naucempinco e Minchancaman. Todos os postos foram conquistados por principados hereditários e mistos.
Aspectos históricos: Em Huachaquito, no norte do Perú,foram encontrados os corpos de cerca de 40 crianças e 70 lhamas, cuidadosamente arrumados: as crianças sob as lhamas (o que sugere que as lhamas as transportariam no mundo espiritual). Nos corpos das crianças é facilmente perceptível o deslocamento de ossos e manipulação de órgãos fazendo certo que foram sacrificadas em alguma cerimônia religiosa.
Características artísticas: Pedras preciosas: Dominavam muitas técnicas utilizadas para moldar ouro,prata,cobre e as mais diversas. A maioria dos objetos de joias estão associados com os túmulos dentro da característica tradição funerária do mundo andino. Principais cidades: A capital do reino chimu era a cidade de Chan-Chan, outras principais cidades foram Pacatnamú e Apurlec. Arquitetura: A arquitetura era diferencial feitas de adobe em palácios e monumentos diferenciam